O Vidro no Brasil

A primeira oficina de vidro foi construída por quatro artesãos, que acompanhavam o príncipe Maurício de Nassau. A oficina foi construída em Pernambuco e fabricava copos, jarras, frascos e vidros para janelas. Infelizmente, não teve vida longa, pois quando os holandeses foram expulsos, a mesma foi fechada.

Em 1810, o vidro voltou ao Brasil de maneira mais energica. quando, em 12 de janeiro daquele ano, o português Francisco Ignácio da Siqueira Nobre recebeu carta régia autorizando a instalação de uma indústria de vidro no Brasil. A fábrica instalada na Bahia produzia vidros lisos, de cristal branco, frascos, garrafões e garrafas. Ela entrou em operação em 1812. E fechou em 1825, devido as grandes dificuldades financeiras.

No ano de 1861 aconteceu a “1ª Exposição Nacional de Produtos Naturais e Industriais”, um evento promovido pelo governo imperial no Rio de Janeiro para mostrar aos estrangeiros que o Brasil não produzia só açúcar, café, algodão, cacau, couros e carnes salgadas. Ali foram exibidas garrafas, garrafões, frascos e globos para lampiões. Vidros e mais vidros, feitos totalmente por aqui. 

Em 1878, Francisco Antônio Esberard funda a fábrica de Vidros e Cristais do Brasil em São Cristóvão (RJ). A fábrica contava com quatro grandes fornos e três menores, usando máquinas a vapor e elétricas. Produzia vidros para janelas, lampiões, copos e artigos de mesa. A produção de cristal era comparado ao da tradicional Bacarat. Contava a mão de obra de 600 pessoas entre operários e artistas do vidro. A fábrica de Vidro Esberard esteve ativa até 1940. Outra fábrica de destacada presença foi a Fratelli Vita, da Bahia, que produziu garrafas para sodas, refrigerantes, e cristais de qualidade.

Foi só em 1895, que nasceu em São Paulo a Companhia Vidraria Santa Marina, que mais tarde se associaria ao Grupo Saint-Gobain.

Até o século XX, a produção de vidro era essencialmente artesanal, utilizando os processos de sopro e de prensagem, sendo as peças produzidas uma a uma. Foi a partir do início do século XX que a indústria do vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos a recuperação de calor e equipados com máquinas semi ou totalmente automáticas para produções em massa.

Em 1982, a indústria francesa Saint-Gobain e a inglesa Pilkington uniram suas forças para construir a primeira fábrica de vidro float do Brasil.

Compartilhe