Como seu trabalho impacta o meio ambiente?

O vidro é obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas, e consequente resfriamento rápido da massa resultante até um estado sólido não cristalino.

Mas por que é tão importante reciclar este material?

O vidro, se descartado no ambiente não o polui, uma vez que seu material é inerte (não se degrada não se desfaz). Mas se considerado o volume nos aterros sanitários, temos que concordar que o vidro é o campeão em entulhos, até por que não pode ser compactado como o papel, se feito isso se transforma em perigosos cacos cortantes. Resultado: o vidro pode se acumular no ambiente ao ponto de não ter espaço suficiente para comportá-lo, é o que ocorre em países que não tem planejamento.

Como seu trabalho impacta o meio ambiente? 1

A melhor alternativa para o lixo vítreo é a sua reciclagem, vejamos o porquê.
Um quilo de vidro quebrado dá origem a exatamente um quilo de vidro novo, e a maior vantagem é que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes.

Processo de reciclagem

O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. É uma verdadeira economia de energia e matéria-prima.

Atualmente estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado, a expectativa é que este número aumente. Para isso precisamos colaborar adquirindo o hábito de separar o lixo. Coloque os utensílios de vidro separados em caixas de papelão e encaminhe para a coleta seletiva de sua cidade.

Como seu trabalho impacta o meio ambiente? 2
Fonte: SOUZA, Líria Alves De. “Reciclagem de vidro”; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 31 de maio de 2016.

É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais.

Estas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como materiais, acrescenta a elas os benefícios da reciclagem.

Preservação do meio ambiente

Como já dito, embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emitem resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.

O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.

Geração de empregos

Como seu trabalho impacta o meio ambiente? 3

A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem do vidro empresarial também tem forte caráter social, agregando assim valor para maior qualidade de vida da população.

Viabilidade Econômica

reciclagem do vidro é uma atividade economicamente viável. No Brasil a reciclagem ainda é vista como uma atividade marginal e, como tal, carece de uma mentalidade empresarial. Dentro deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado inexplorado, com grande potencial de lucratividade.

Fonte: ABIVIDRO

Compartilhe